Engenharia Florestal
Sobre o curso:
O curso de engenharia florestal é um dos mais interligados com as ciências fora das exatas. Os conteúdos mais presentes nesta engenharia são os associados à ecologia, propriedades físicas e mecânicas da madeira, zoologia, criação e manejo de pequenos animais dentre um leque muito amplo de disciplinas que associam as ciências agrárias ao estudo das ciências exatas.
A parte prática está presente desde o início do curso com práticas de campo e aulas em laboratório para reprodução de conteúdos teóricos em ambientes propícios a verificação. Na UFAM, existe a Zona Florestal e também diversos ambientes para prática, como viveiros e campos de meliponicultura.
Áreas de atuação:
Ao graduar-se, o engenheiro florestal pode atuar nos campos de manejo florestal, elaboração de projetos para recuperação de áreas devastadas, fiscalização e tecnologia de produtos de origem vegetal.
A área de atuação do engenheiro florestal cresce devido à preocupação relativamente recente com a sustentabilidade e o uso racional dos recursos florestais. Seus serviços se tornam cruciais para o planejamento de ocupações e desmatamento racionalizado devido, ao impacto causado pelas práticas, sejam elas corretivas ou protetivas. As decisões de um engenheiro florestal têm impacto por um período de tempo superior ao de qualquer outro profissional de engenharia.
