Tudo que você precisa saber sobre fundações na engenharia civil
- Lahís Sampaio
- 1 de mar. de 2017
- 5 min de leitura
Fundações são elementos da obra cuja função é suportar com segurança as cargas da estrutura e transmiti-las ao solo, por isso, devem ter resistência adequada para sustentar os esforços e devem ser específicas para cada tipo de solo.
A partir disso, existem vários itens a serem considerados para a escolha de uma fundação, como por exemplo:
Topografia do terreno onde pode-se recolher dados sobre taludes, encostas, aterros, erosões entre outras informações.
Sondagem do solo onde se faz os estudos das camadas de solo bem como a profundidade das mesmas, se essas possuem resistências ou se são adensáveis e também a plasticidade desse solo.
Dados sobre construções vizinhas como o tipo de estrutura e qual tipo de fundação foi usada, consequências de futura escavações e se danos já existem.
Dados da estrutura, se esta será uma residência, um edifício, uma torre, ponte ou terá outra finalidade. Por fim, as cargas das edificações que são obtidas através dos projetos de arquitetura e estrutura.
De porte dessas e outras informações é possível determinar o tipo de fundação adequada para obra, elas podem ser diretas (rasas) ou indiretas (profundas).
Fundações Diretas
São aquelas em que a carga é transmitida diretamente ao solo pois, este é capaz de suportar as cargas. Essas fundações são executadas em valas rasas com profundidade de 3,0 metros estas podem ser do tipo bloco, sapatas, alicerce e radiers.
Vigas Baldrame: no caso de terrenos firmes e cargas pequenas pode-se utilizar esse tipo de fundação rasa e econômica destinada a suportar a carga de todas as paredes da construção e aplicação do solo. Esta é calculada como uma viga sobre base elástica e construída sobre uma cava com pouca profundidade

imagem disponível em: suaobra.com.br
Blocos: o que caracteriza esse tipo de fundação é o fato de que onde houver pilar, haverá um bloco fazendo com que a distribuição de carga para o terreno seja aproximadamente pontual. Essa fundação pode ser construída de pedras, tijolos maciços, concreto simples ou armado, neste caso, quando o bloco é feito de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundação. Podem assumir a forma de bloco escalonado, pedestal ou de um tronco de cone e resistem, principalmente, por compressão.

imagem disponível em: construir.arq.br
Sapatas: são elementos de concreto com menor altura que os blocos, resistem melhor a flexão, portanto, devem ser dimensionadas estruturalmente. É geralmente feita de concreto armado e podem ser corridas ou isoladas, ambos os casos, com forma parecida com uma placa sob onde se apoiam as paredes e pilares.
Sapatas Isoladas

É quando a fundação é dimensionada em função dos esforços de um só pilar, são ideais para uso quando o terreno apresenta uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída tem proporções pequenas.
fonte: www.understandconstruction.com.jpg
Sapatas corridas

Executada em terreno com grande resistência para pequenas edificações, são executadas ao longo e abaixo das paredes. Apresentam um custo mais barato na execução já que se tem a opção de concretar diretamente nas cavas, dispensando as formas.
fonte: site escolaengenharia.com.br
Radier ou Sapata corrida

São elementos contínuos que podem ser feitos em concreto armado, protendido ou em concreto reforçado com fibras de aço. Em poucas palavras, é uma laje que recebe cargas de todos os pilares e por ter um custo relativamente alto, torna-se mais viável em obras com grandes concentrações de cargas.
fonte:bog brz experts
Fundações Indiretas
Também ditas “Fundações profundas” têm características de terem um comprimento maior que sua seção transversal, sua resistência é composta de duas parcelas onde a primeira é baseada na superfície inferior (ponta) que distribui o peso atuante ao solo, e a segunda é baseada na força de atrito entre a superfície lateral da fundação com o solo.
Estacas: são peças alongadas que podem ser cilíndricas ou prismáticas, cravadas ou concretadas no solo com função de transmitir as cargas à camadas mais profundas. Essas podem ser:
Pré-moldadas
São peças confeccionadas fora do ambiente de obra e podem ser de madeira, aço ou concreto. São fincadas no chão através de percussão, prensagem ou vibração até que ocorra a “nega” da peça, que é quando a mesma não apresenta mais penetração no solo.
Pré-moldadas de concreto armado

Essas peças possuem capacidade de carga bastante abrangente e diferentes formas geométricas tendo suas secções transversais quadradas, hexagonal, octogonal ou circular. Para evitar maiores custos no transporte , estas estacas são confeccionadas com tamanho máximo de 12m, caso a obra exija peças maiores estas são emendadas através de anéis metálicos ou por luvas de encaixe.
Pré-moldadas metálicas

São construídas de peças de aço laminado ou soldadas com perfis de secção I e H. A grande vantagem dessas peças é que possuem uma boa capacidade de carga, trabalham bem a flexão e se adequam a quase todo tipo de terreno tendo assim uma fácil cravação no mesmo.São construídas de peças de aço laminado ou soldadas com perfis de secção I e H. A grande vantagem dessas peças é que possuem uma boa capacidade de carga, trabalham bem a flexão e se adequam a quase todo tipo de terreno tendo assim uma fácil cravação no mesmo.
Pré-moldadas de madeira

fonte: site alibaba.com
Estas são cravadas geralmente por percussão, podem ser de peroba, aroeira, maçaranduba e ipê. Se bem instalada no substrato, têm ação duradoura praticamente ilimitada, no entanto se for exposta a humidade podem apodrecer rapidamente.
De acordo com a visão estrutural, a resistência desta estaca depende do diâmetro e tipo de madeira empregados.
Moldadas no Canteiro
Brocas
fonte: site construcaomercado.pini.com.br
Estas são geralmente usadas como fundações por terem material de fácil manuseio são executadas sem molde, apenas com o preenchimento das cavas com concreto.
A recomendação para a execução deste tipo de fundação é um diâmetro de 20 a 40cm com o espaçamento entre elas, no mínimo, três vezes maior que o diâmetro.
Escavadas
Com a utilização restrita acima do nível da água, estas fundações também são moldadas com escavações feitas de modo helicoidal de forma mecânica. Os diâmetros de suas cavas variam de 0,30 a 1,80 metros podendo chegar até a profundidade de 27 metros.

site: geofund.com.br
Raiz
Com maior utilização em lugares de difícil acesso por ser escavada e concretada por máquinas de pequeno a médio porte, sua execução não causa vibrações permitindo assim que também seja usada em obras onde há risco de comprometimento de edificações ao redor.

site: conctrucaomercado.pini.com.br
Strauss
Estas foram projetadas com o intuito ser uma alternativa às estacas pré-moldadas cravadas. Possuem vantagem à pré-moldada já que em sua execução existe menos desconforto já que este processo consiste apenas na escavação da cava e concretagem com apiloamento.
Franki

Nesta coloca-se o molde de aço com uma ponta de água/cimento. Esta ponta é socada por meio de um pilão de 4 Toneladas pra o mesmo abrir passagem no terreno e formar a cava.
site: construcaomercado.pini.com.br
Tubulões
Geralmente usada na construção de pontes e viadutos já que sua utilização é indicada para obras com cargas elevadas.
Tubulões de céu aberto que é quando concreta-se um poço a céu aberto de base mais alargada que o diâmetro do poço.

imagem disponível em: escolaengenharia.com.br
Tubulões pneumáticos, estes são usados em solos onde há presença de água e não é possível esgotá-la.

imagem disponível em: escolaengenharia.com.br
תגובות