top of page
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon

Manutenção Preventiva na Construção Civil

  • Yanka Senna
  • 12 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

Manutenção preventiva é toda ação que visa controlar e monitorar e reduzir/impedir falhas no desempenho de equipamentos. Isso evita prejuízos e riscos de interrupção da produção. Vale para todos os segmentos, pois só uma equipe especializada em solucionar problemas, torna a linha de produção mais eficiente.


Dentre as vantagens de uma manutenção preventiva estão:

  • Redução dos riscos de quebra, envelhecimento e degeneração dos equipamentos;

  • Programação da conservação das peças;

  • Ameniza os custos de compra de novos itens.

É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento da máquina.

Na construção civil, essa manutenção é de suma importância, devido à grande movimentação de pessoas e máquinas. Em um canteiro de obras, ela é relevante, ao:


[if !supportLists] 1) [endif]Reduzir risco de acidentes. O ambiente da indústria da construção envolve uso de maquinário pesado e fazer manutenção preventiva é a melhor maneira de reduzir a possibilidade de ocorrer algum tipo de acidente.

[if !supportLists] 2) [endif]Aumentar a vida útil da máquina.Cumprir à risca o cronograma de troca desses itens é vital tanto para garantir um bom desempenho da máquina quanto para melhorar o seu tempo de utilização. Além de evitar acidentes.

[if !supportLists] 3) [endif]Reduzir custos.O custo de fazer uma manutenção preventiva é muito menor do que deixar para corrigir mais tarde um problema mais sério.

[if !supportLists] 4) [endif]Incluir custos de manutenção na planilha de gastos. Isso evita que você tenha “surpresas” com eventuais gastos que não estavam previstos, além de ajudar a controlar se os prazos para verificação de equipamentos estão sendo cumpridos.

[if !supportLists] 5) [endif]Escolher onde executar as manutenções preventivas. Na oficina da própria construtora ou em oficina terceirizada, aquela que oferecer a melhor opção custo/ benefício.

[if !supportLists] 6) [endif]Melhorar o nível de qualidade do serviço executado. Pelo perfeito funcionamento das máquinas alcançado com a manutenção preventiva, atendendo as exigências da ISO 9000.


Em sua dissertação de mestrado (Metodologia de seleção tecnológica na produção de edifícios com o emprego do conceito de custos ao longo da vida útil), SILVA identifica os principais fatos que dificultam a conscientização da importância da manutenção:


- o período de separação entre a fase de projeto e a fase de uso da

edificação;


- o baixo grau de intervenção dos usuários da edificação no processo de

produção;


- o nível de renda dos adquirentes e sua real capacidade de pagamento

como condicionantes dos preços finais possíveis e como estes condicionam os

custos;


- as estratégias de competição adotadas pelos agentes envolvidos (via de

regra é uma estratégia de custo, o que demanda maior zelo na condução do

processo de construção para não gerar um empreendimento com altos custos de

uso, operação e manutenção);


- o baixo grau de conhecimento e de utilização de normas técnicas na

fabricação de produtos e como instrumento de especificação;


- a falha do sistema de elaboração de normas, tendo em vista a ausência de

muitas normas de desempenho para produtos inovadores e para alguns produtos já

consagrados pelo uso, assim como normas de projeto e de execução de serviços.


Diante de tudo isso, é preciso avaliar que a manutenção preventiva só traz ganhos para a construção civil, por isso deve ser implementado o quanto antes. O cliente fica satisfeito com a obra entregue no prazo e com qualidade. O segredo mesmo é: É melhor prevenir do que remediar.



Referências:


SILVA, M.A.C. Metodologia de seleção tecnológica na produção de edifícios com o emprego do conceito de custos ao longo da vida útil.1996. 337 p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo.


http://www.mobussconstrucao.com.br/blog/2016/08/entenda-a-importancia-da-manutencao-preventiva-nas-obras/


https://www.sienge.com.br/blog/10-razoes-para-comecar-ja-a-manutencao-preventiva-nas-maquinas-da-sua-construtora/


 
 
 

Comments


RECENT POST
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Twitter Icon

Universidade Federal do Amazonas | 2017

Av. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado - Manaus (AM) 

bottom of page